quinta-feira, 14 de junho de 2012

CATALIZADOR, SISTEMA EVAP, VÁVULA EGR, SITEMA AIR. VÍDEO (RTA - Emissões Automotivas)- Todos esses sistemas visam a diminuição das emissões automotivas.




O catalizador utilizado hoje em dia, realiza dois processo, redução e oxidação dos gases nocivos, para seu correto funcionamento é necessário é necessário que a mistura varie entre rica e pobre em uma determinada frequência, isso é possível devido ao gerenciamento eletrônico e controle do resultado da combustão através do sensor de oxigênio.
Durante o aquecimento do motor a mistura deve ser mais rica, sendo desprezado o sinal do sensor de oxigênio. isso promove maior formação de HC, além de danificar o catalizador, alguns sistemas é utilizado um injetor de ar nos gases de escape. O sistema é denominado AIR
(Secondary Air Injection System).
Motores de maiores desempenho geram altas temperaturas na câmara isso provoca a oxidação do nitrogênio a índices não aceitáveis, para solucionar tal problema é utilizado a seguinte estratégia; uma válvula denominada EGR (Exhaust Gas Recirculation)promove a recirculação dos gases de decape, esses gases acabam tomando o espaço do cilindro de uma nova mistura, como não são novamente queimados isso gera menores pressões diminuindo a formação de NOx.
Veículos a gasolina ou flex devem possuir um filtro de carvão ativado que evita que vapores formados no interior do tanque sejam lançados para a atmosfera, os vapores são retidos no interior do filtro são queimados em regimes de carga e rotação que não influenciem negativamente no funcionamento do motor. Esse sistema é denominado EVAP (Evaporative Emissions Syste).

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